Estou Preocupad@
Nascemos com a capacidade de terminar com a nossa própria vida. Por ano, um milhão de pessoas fazem essa escolha. Mesmo em sociedades onde o suicídio é ilegal ou tabu, as pessoas continuam a suicidar-se.
Para muitas pessoas que pensam em suicidar-se, parece não existir outra saída. A morte é a solução naquele momento e a força dos seus sentimentos suicidas não deve ser subestimada. Não existem curas mágicas.
No entanto, também é verdade que:
O suicídio é uma solução permanente para um problema temporário.
Quando se está deprimido, tem-se uma visão das coisas muito reduzida pela perspectiva do momento presente. Uma semana ou um mês depois, tudo pode parecer completamente diferente.
A maioria das pessoas que pensou em suicídio está feliz por estar viva. Dizem que não queriam acabar com as suas vidas - queriam apenas acabar com a dor.
O passo mais importante é falar com alguém. As pessoas que pensam em suicídio não devem tentar lidar com algo tão difícil sozinhas. Devem procurar ajuda imediata.
- Falar com a família ou amigos
- Conversar com um parente, um amigo ou um colega pode ser um grande alívio.
- Contactar o T.A. ou outras linhas de apoio
- Algumas pessoas não podem falar com a família ou amigos. Podem preferir falar com um estranho. Se falar é demasiado difícil, a pessoa pode escrever um e-mail.
- Falar com um médico
- Se alguém está a atravessar um período mais longo em que se sente em baixo ou pensa em suicídio, pode sofrer de depressão. A depressão é uma doença provocada por um desequilíbrio químico, e pode ser tratado por um médico através da prescrição de medicamentos e/ou terapia.